Resenha: Aniquilação,Jeff Vandermeer


Título: Aniquilação # 1 ( Trilogia Comando Sul)
Autor: Jeff Vandermeer
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Gênero: Ficção científica/Terror
Sinopse: Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul, apresenta um grupo de quatro mulheres enviadas para a Área X, um lugar incompreensível e isolado do restante do mundo há décadas, onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Elas fazem parte da décima segunda expedição ao local, cujos objetivos são explorar o terreno desconhecido, tomar nota de todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Uma missão mortal, visto que todas as expedições anteriores tiveram resultados assustadores, como suicídios em massa, tiroteios descontrolados e casos de mudança de personalidade súbita seguidos de morte por câncer. As mulheres partiram para a Área X esperando o inesperado… e foi exatamente isso que encontram.

Uma território conhecido como Area X, isolado e desabitado, é assim que a missão começa. A decima segunda expedição é mandada para novas observações. As anteriores falharam e resultaram em mortes, mudanças de personalidade, suicídio. Nesse novo grupo, quatro mulheres iram relatar sua experiência, apenas pela observação e longa preparação que tiveram. Mas, há tantas coisas estranhas que percebem que o treinamento não as preparou para isso.

“Nossa missão era simples: retomar as investigações do governo sobre os mistérios da Área X, avançando devagar a partir do acampamento principal.”

Contado do ponto de vista da bióloga através do seu diário. A bióloga percebe que foi engana e a mandaram ali sem nenhuma informação util. Os mistérios vão crescendo e ela se pergunta o que seria aquele túnel ou torre no subterrâneo, diferente de tudo o que já viu.

(...) Eu poderia ficar olhando por toda eternidade sem perceber o terrível passar dos anos. 
Mas então, o quê? 
O que acontece após a revelação e a paralisia? 
A morte, ou então um despertar vagaroso. Uma volta ao mundo físico. (...)

Com uma linguagem descritiva, rápida e cheia de enigmas. Aniquilação não me agradou. Me senti confusa ao ler todos os mistérios que ali tinham, me perdendo um pouco e as vezes, me sentindo enganada como a bióloga. O livro é o primeiro da trilogia Comando Sul. 

Apesar de curto, mal chegando as 200 páginas eu acredito que poderia ter sido melhor desenvolvido a trama, sem deixar tantos buracos ou portas fechadas por poucas explicações. Infelizmente, o ritmo do livro tornou-se lento e cansativo, porque o autor desviava tanto do enredo e focava nos problemas e pensamentos ligados a vida da bióloga . Creio que o livro pode agradar alguém que gosta de uma ficção cientifica e uma misturinha de terror.

NOTA:  ★★★


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.