Resenha: A menina que não sabia ler, John Harding

A Menina Que Não Sabia Ler
Título original: Florence and Giles 
Autor: John Harding
Editora: Leya Brasil
Ano: 2010
Categoria: Suspense
Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Florence tem 12 anos e é órfã. A menina mora na mansão do seu tio com seu irmão,Giles, todavia ambos são cuidados pelos empregados, ensinando a Florence a ser uma boa esposa e mãe. Mas, a garota era muito curiosa e acaba descobrindo uma enorme biblioteca na mansão e aprende a ler sozinha, descobrindo coisas que não poderia.

- Ela não está aqui, sua tonta. O que estaria fazendo aqui? A menina não sabe ler. Nunca lhe permitiriam.


Florence é aquela irmã mega protetora de Giles, e quando descobre que ele será enviado de volta para casa do internato , fica muito feliz. Até ai, tudo estava bem: Florence indo escondida a biblioteca para ler, esperando as visitas de Theo Van Hoosier - seu vizinho asmático e fofo- até que a primeira preceptora morre no lago da mansão. Para substituí-la é enviada a Srta. Taylor, uma mulher rígida  e misteriosa. A partir daí, o livro passa de chato a eletrizante, tomando rumos inesperados e quando conhecemos uma Florence que passa a ficar confusa com sua realidade.

Como um todo, a história foi bem construída, mas tantos detalhes nas descrições deixaram um pouco chata, no primeiro terço. O final foi inesperado, e agra só resta continuar com a ‘A menina que não sabia ler 2”. E ai? Alguém já leu? O que achou?


                                   Nota: ★★★
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia, 27 anos, mora em João Pessoa, PB. Fisioterapeuta, instrutora de pilates e amante da literatura. Sempre foi amante de livros desde criança e em 2014 criou o Blog Meu Coração Literário para compartilhar sua paixão. Além de ser viciada em café, series e filmes. Pensa em ser muitas coisas, mas de uma ela tem certeza: leitora assídua nunca deixará de ser.




Facebook

Instagram

Busca

Seguidores

Arquivos

Populares

Parceiros

Tecnologia do Blogger.